Palácio Real de Mysore, Índia, 1912.
Trata-se de um complexo decorado com pinturas, fantasias, joias e outros itens importantes, mostrando o opulento estilo de vida da família real do marajá.
A dinastia Wodeyar governou por mais de cinco séculos. A grande contribuição do longo reinado é este palácio construído no século XX, que deixou de ser residência real em 1947, quando a República da Índia foi criada, e desapareceram as numerosas cortes dos marajás.
O estilo arquitetônico do palácio é comumente descrito como indo-sarraceno, combinando perfeitamente arquitetura hindu, muçulmana, Rajput e gótica, com uma estrutura de pedra de três andares, com cúpulas de mármore e torres de cinco andares de 45 metros de altura. A porta da frente e o arco seguram o emblema e o brasão do reino de Mysore, em torno do qual está escrito o lema do reino em sânscrito que significa "nunca aterrorizado".
Podem ser contempladas pinturas requintadas, piso policromado ou feito com pedras semipreciosas, vitrais maravilhosos, portas delicadas e colunas de mármore.
Esta grande jóia do patrimônio arquitetônico hindu está localizada no sul do país, no estado de Karnataka.
Seu arquiteto foi o inglês Henry Irwin, que embora maravilhado pela arte indiana, não hesitou em fundir com as formas da arquitetura muçulmana, arte gótica e prestígio das formas de Rajput.
Desta forma, o resultado é esplendoroso, tanto ao entrar nas suas salas interiores como ao observar a sua grande fachada, levantada em pedra para evitar os incêndios que haviam ocorrido noutros palácios anteriores neste mesmo lugar. As duas salas Durbar eram onde o Marajá recebia os seus visitantes para os impressionar.
Siga meu instagram @drajanaxavier
#drajanaxavier #janamuseologia #drajanapinceladas #euamoarte #euamomuseus #artesvisuais #pintura #escultura #arquitetura #fotografia #museus #museusdearte #estéticadaarte #filosofiadaarte #históriadaarte #artemoderna #arteeuropeia #artelatinoamericana #artista #amohistoriadaarte #espalhandoarte #críticadearte #arts_gallery #museums #artoftheday #visualarts #india
Nenhum comentário:
Postar um comentário