quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ANO NOVO

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


(Drummond)

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

FORMATURA 1ª TURMA HISTÓRIA

Este ano foi a formatura da 1ª turma de História do Unasp EC. Apesar disso, o curso foi muito bem avaliado pelo MEC e já recebeu o reconhecimento. Eu não dou aulas para o terceiro ano, mas participei das bancas de TCC e acompanhei alguns alunos. Abaixo as fotos do grupo na festa da vitória:
 
 
 
 
Historiador
 
Veio para ressuscitar o tempo
e escalpelar os mortos,
as condecorações, as liturgias, as espadas,
o espectro das fazendas submergidas,
o muro de pedra entre membros da família,
o ardido queixume das solteironas,
os negócios de trapaça, as ilusões jamais confirmadas
nem desfeitas.

Veio para contar
o que não faz jus a ser glorificado
e se deposita, grânulo,
no poço vazio da memória.
É importuno,
sabe-se importuno e insiste,
rancoroso, fiel.

Carlos Drummond de Andrade
 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

NATAL

 
Natal é o nascimento de Cristo, o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar. Nessa data Jesus quer nascer em nossos corações e nele permanecer, trazendo todas as dádivas do Céu. Assim como os moradores de Belém, há dois mil anos atrás, temos a oportunidade de aceitá-lo ou não. Eu escolhi fazer do meu coração uma mangedoura e receber com alegria e gratidão a Cristo Jesus. Desejo que vocês façam o mesmo.
 
Mais do que PaPai Noel e presentes, Natal é o nascimento de Jesus em nossos corações.
 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

"Com o tempo, você vai percebendo que,
para ser feliz com uma outra pessoa você precisa,
em primeiro lugar,
não precisar dela...
Você aprende a gostar de você,
a cuidar de você, principalmente,
a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas...
é cuidar do jardim
para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar
não quem você estava procurando...
mas quem estava procurando por você!"
 
Mario Quintana


 

 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MINAS GERAIS

Em novembro eu realizei um sonho: visitar as cidades históricas de MG. O interesse pelo patrimônio histórico mineiro surgiu nas aulas de artes da graduação, despertando em mim o desejo de um dia estar bem pertinho do autêntico barroco brasileiro. Divido agora alguns dos cliques que fiz em Congonhas, Ouro Preto e Mariana. Aproveitem!
 
Congonhas - Igreja Matriz de São José (1817)
 
Congonhas - Matriz Nossa Sra Conceição (em restauração) com altar obra do pai de Aleijadinho

Congonhas - Santuário Bom Jesus Matosinhos (Adro com os 12 profetas esculpidos por Aleijadinho)

Detalhe de uma das esculturas de Aleijadinho em uma das seis capelas defronte o Santuário de Matosinhos
 
Ouro Preto - Interior Igreja São Francisco, obra de Aleijadinho
 
Ouro Preto - Igreja de Nossa Sra Rosário (MINHA PAIXÃO!!!!)
 
Ouro Preto - Matriz Nossa Sra Pillar, a igreja que contém mais ouro em seu interior 



Ouro Preto - Interior da Igreja de Nossa Sra Carmo
 

Ouro Preto - Museu da Inconfidência, com os restos mortais dos inconfidentes
 
Mariana - Orgão alemão presente do Rei D. José I, de Portugal, para a Basílica de Nossa Sra Assunção


Mariana - Casa de Câmara e Cadeia

Mariana - A Igreja do meu coração, Igreja Adventista
 
Mariana - Igreja de São Francisco de Assis (Aleijadinho) e Nossa Sra Carmo
 
Mariana - Pelourinho

Mariana - Interior da Igreja de Nossa Sra Rosário dos Pretos






sexta-feira, 2 de novembro de 2012

AI DE QUEM AMA

Ai de quem ama

Quanta tristeza
Há nesta vida
Só incerteza
Só despedida

Amar é triste
O que é que existe?
O amor

Ama, canta
Sofre tanta
Tanta saudade
Do seu carinho
Quanta saudade

Amar sozinho
Ai de quem ama
Vive dizendo
Adeus, adeus
 
(Vinícius de Moraes)