O Taim é uma reserva ecológica com uma grande diversidade de animais e onde vivem comunidades que se dedicam à pesca, à criação de animais e à agricultura. Uma dessas comunidades é conhecida por Capilha de Rio Grande ou Vila Capilha, localizada às margens da Lagoa Mirim, 4º Distrito da cidade de Rio Grande. Seu nome origina-se do espanhol "Capilla", ou "capela" em português.
A Capela de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais antigas construções conhecidas da fronteira sul do Brasil. A primeira edificação foi construída em 1785, sendo chamada pelos espanhóis de "Capela de São Pedro" por estar no continente de São Pedro. Em 1844 foi reconstruída pelo Capitão Faustino Corrêa, fazendeiro da região.
Pesquisas arqueológicas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) encontraram vestígios de outra capela no local, construída por volta do ano de 1700. Pelo menos duas outras já haviam sido erguidas ali, uma delas de madeira que teve as paredes queimadas. Conforme os estudos, possivelmente, a primeira capela tenha sido edificada para o corpo de guarda de fronteira. A capela pode ter sido abandonada durante os 13 anos de ocupação espanhola (1763-1776). A igreja possui estilo simples, com colunas dóricas e jônicas adossadas, frontão triangular com óculo central e duas torres para os sinos, que lembra a arquitetura jesuítica. Seu estado de conservação é bastante precário, porém, existem movimentos em andamento para realizar seu restauro.
|
Igreja da Praia da Capilha |
|
Interior da Igreja |
|
Praia da Capilha |