terça-feira, 22 de abril de 2014

OPPRESSED MAJORITY


Oppressed Majority (Maioria Oprimida) é um curta-metragem da atriz e diretora francesa Eléonore Pourriat, lançado há quatro anos, tem como protagonista um homem no cotidiano de uma mulher.

Oppressed Majority nos transporta para uma realidade alternativa em que é o homem o educador por excelência (transportando simbolicamente o carrinho de bebê) e é também ele que tem de suportar as mais variadas formas de discriminação. Das cantadas ao assédio violento, o filme reflete sobre a desigualdade de gênero nas sociedades modernas e as situações que, ainda que erradas, são socialmente aceitas.
Mais exemplos? As mulheres que praticam jogging em tronco nu (e uma delas ainda congratula o bebê por ter “um pai tão bonitinho”) ou o homem que é violentado e não tem o apoio da própria esposa, que o acusa de andar na rua em trajes provocativos. Vale a pena refletir:



sexta-feira, 11 de abril de 2014

O EMPREGO



El Empleo" (“O Emprego”) é o título do curta de animação argentino produzido pela Opusbou e dirigido por Santiago Grasso, e premiado com nada mais, nada menos que 102 prêmios internacionais. O curta-metragem conta a história de um homem que realiza seu trajeto de trabalho, imerso em um mundo onde o "uso" das pessoas é algo cotidiano. Mais que poético é um filme que gera uma importante reflexão através de uma crítica bem construída sobre a coisificação dos seres humanos, restringindo sua natureza, espontaneidade e criatividade.

Assistam o curta: