sábado, 29 de setembro de 2012

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

O Patrimônio Cultural Imaterial são "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Para salvaguardar o patrimônio cultural imaterial o IPHAN promove o seu registro através de dossiês.
 
Minha turma de Patrimônio, do Curso de História do UNASP, em torno da mesa com acarajé, patrimônio imaterial da Bahia. O prato foi preparado pelas alunas Valéria e Miriam.
 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ONDE ANDA VOCÊ


E por falar em saudade onde anda você?
Onde andam seus olhos que a gente não vê?

E por falar em paixão, em razão de viver,
Você bem que podia me aparecer.


(Vinícius de Moraes)

terça-feira, 25 de setembro de 2012

ELLA SIMMONS

Ella Simmons, Vice Presidente da Associação Geral da Igreja Adventista na abertura da exposição Isolina Waldvogel, em setembro de 2012. Presença especial na minha primeira exposição como curadora.

sábado, 22 de setembro de 2012

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

"Caminhe com delicadeza, pois o fazes sobre meus sonhos".  
William Butler Yeats (1865-1939)

domingo, 9 de setembro de 2012

EXPOFLORA EM HOLAMBRA

Moinho na entrada da cidade
 
Estátua de um imigrante holândes com seu sapatinho típico

Exposição de jardins

Exposição de jardins

Jardim romântico, todo com rosas vermelhas

Arquitetura holandesa

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

NOSSO AJUDADOR

"Em meio de todas as nossas provações, temos um infalível Ajudador. Não nos deixa lutar sozinhos com a tentação, combater o mal, e ser afinal esmagados ao peso dos fardos e das dores. Conquanto Se ache agora oculto aos olhos mortais, o ouvido da fé pode-Lhe ouvir a voz, dizendo: Não temas; Eu estou contigo. "Eu sou... o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre." Apoc. 1:18. Suportei as vossas dores, experimentei as vossas lutas, enfrentei as vossas tentações. Conheço as vossas lágrimas; também Eu chorei. Aqueles pesares demasiado profundos para serem desafogados em algum ouvido humano, Eu os conheço. Não penseis que estais perdidos e abandonados. Ainda que vossa dor não encontre eco em nenhum coração na Terra, olhai para Mim e vivei. "As montanhas se desviarão, e os outeiros tremerão; mas a Minha benignidade não se apartará de ti, e o concerto da Minha paz não mudará, diz o Senhor, que Se compadece de ti." Isa. 54:10." WHITE, E.G. O Desejado de Todas as Nações, p. 483